Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > DEZEMBRO VERMELHO

DEZEMBRO VERMELHO

No último dia 9 de dezembro de 2017 o IFSul – Câmpus Santana do Livramento, realizou uma manhã de estudos, destinada a professores, servidores e alunos da instituição, sobre drogas, álcool e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids.

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 08h42
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 08h54

Atividade essa alusiva à proposta do “Dezembro Vermelho”, celebrada em todo o país, e ao Dia Mundial de combate a AIDS (1º de dezembro). Nesta oportunidade, o Câmpus contou com a assessoria voluntária de profissionais que trabalham no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) do Município. O servidor público Municipal Felipe David Bitencourt trabalhou sobre “álcool, drogas e redução de danos”. Oficina essa que desfez mitos moralistas arraigados ao senso comum e demonstrou o quanto a questão das drogas é, sobretudo, uma questão de saúde pública. A servidora Municipal Claudia Moraes e a enfermeira Paula Leal Mônego trabalharam sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, sobretudo sífilis e aids, bem como, as formas de prevenção. Elas demonstraram as formas corretas e incorretas de utilização do uso dos preservativos masculino e feminino. Além disto, a equipe do SAE deixou no Câmpus uma série de materiais informativos e preservativos a serem distribuídos aos alunos. O encontro ocorreu de forma muito familiar, pleno de espontaneidade, interesse, tom de informalidade, participação, diálogo, troca de saberes, curiosidade, aprendizado... e suscitou muita admiração do importante trabalho que estes profissionais realizam, discretamente, no dia-a-dia da vida da cidade. Algo nem sempre visto, poucas vezes lembrado e quase esquecido por imensa maioria da população. O encontro foi avaliado como muito positivo, esclarecedor das questões tratadas e motivou cada um dos presentes a se tornar multiplicador destas informações e conhecimentos. Além disso, tais oficinas promoveram ainda, o enorme desejo de que outros encontros, semelhantes a esse, voltem a ocorrer no Câmpus. Vale ressaltar ainda que estes profissionais não receberam qualquer valor remunerado ou qualquer vantagem para realizar essa atividade num sábado de manhã. O Município não lhes paga nem diária, nem hora extra e nem lhes concede uma manhã de folga da jornada de trabalho semanal por conta deles terem comparecido num trabalho fora de seu turno normal. Ou seja, estes três profissionais (o Felipe, a Claudia e a Paula) dedicaram o seu tempo e esforço para uma causa na qual creem, apostam e se entregam de corpo e alma. A eles toda a gratidão dos professores, funcionários e alunos do IFSul – Câmpus Santana do Livramento.