Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > BID e UTEC assinam contrato sobre a viabilidade de criação de um Parque Tecnológico em Rivera.

• Escrito por Campus Santana
  • Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h39
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2017, 10h22
  • Acessos: 4118

No dia 05 de dezembro, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Universidade Tecnológica (UTEC), cujo objetivo geral é trazer um estudo de viabilidade para o estabelecimento de um parque tecnológico em torno do site do Instituto Tecnológico Regional (ITR) ao norte da UTEC em Rivera.

Os objetivos específicos do Projeto são os seguintes:

-Avaliar as condições atuais para o estabelecimento de um parque tecnológico em Rivera.

-Aprender com as experiências do "Technopark" da República da Coreia e outras histórias internacionais de sucesso.

-Fortalecer a capacidade institucional das contrapartes correspondentes no Uruguai em relação ao desenvolvimento e gestão de parques tecnológicos

-Desenvolver um plano mestre para orientar a possível implementação. Este plano deve conter: uma proposta de modelo institucional, funcionalidade do parque, recursos humanos necessários para a implementação, um modelo de negócios para garantir a sustentabilidade financeira e o melhor uso de incentivos fiscais, o plano administrativo e operacional, entre outros pontos.

A UTEC como Agência Executora gerenciará o projeto com um orçamento total estimado de US $ 660.000, dos quais US $ 600.000 serão financiados pelo BID com recursos não reembolsáveis ​​da Aliança Coreana para o Conhecimento em Tecnologia e Inovação (KPK) e os US $ 60.000 pela UTEC.

Desenvolvimento regional

O conselheiro da UTEC, Rodolfo Silveira, encarregou-se de receber as autoridades nacionais e departamentais, que testemunharam a assinatura do acordo.

O representante do BID no Uruguay, Morgan Scott Doyle, destacou  o núcleo educativo "muito potente" que está sendo formando no Polo de Educação Superior.

“Uno realmente vislumbra en ese campus una potencialidad muy grande para hacer un desarrollo regional de esta gran zona: Rivera, Livramento y toda la zona del otro lado de la frontera en Brasil, que le da una sinergia muy especial”.

O Diretor de Descentralização e Inversão Pública da Oficina de Planejamento e Presupuesto (OPP), Pedro Apezteguía, e o intendente de Rivera, Marne Osorio, foram testemunhas de honra na assinatura do acordo. Antes de finalizar o ato, Apezteguia fez uma reflexão sobre o conceito de descentralização e por que OPP valora a firma de convênios desta natureza.

Recorrida pelo Polo de Educação Superior

Durante a manhã, também foi realizada uma visita -comandada pelos conselheiros Graciela do Mato e Rodolfo Silveira- até as instalações do Pólo de Educação Superior.

No prédio, onde já estão presentes o Conselho de Educação Técnico  Profissional-UTU e o Conselho de Formação em Educação, está em construção o Centro Universitário de Rivera (CUR) de Udelar e  o Instituto Tecnológico Regional Norte (ITR) de UTEC, cada um em um espaço de 1500 metros quadrados.

Participaram com a delegação da UTEC: Apezteguía de OPP, Santiago Soto, vice-diretor de OPP, Morgan Scott Doyle de BID, Marcelo Bisogno, Decano  Diretor Executivo e Diretor Executivo da Bolívia, Paraguai e Uruguai em BID, María Laura Fernández vice secretária executiva da Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII), Cnel. Leonardo Blengini, o Ing. Gustavo Zabalza das Forças Armadas, e como representantes do Instituto Federal Sul-rio-Grandense (IFSUL), estiveram presentes o Diretor Celso Gonçalves e o Chefe do Departamento de Ensino, Miguel Diniz.

Da Universidade, também estiveram presentes o secretário geral, Marcelo Martínez, o  Diretor do Departamento de Programas Especiales, Álvaro Pena, Docente Sênior da carreira Engenheira em Logística, Luis García, o Docente de alta dedicação com funções de gestão da carreira Mecatrónica Industrial, o docente adjunto da Direção de Programas Especiales Marcelo Ubal, e o responsável de Relações Internacionais, Elianne Elbaum.

Confira fotos: