Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Alunos de Eletroeletrônica participam da 16ª FEBRACE

Alunos de Eletroeletrônica participam da 16ª FEBRACE

Durante os dias 13, 14 e 15 de março os alunos estarão na 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

• Escrito por Campus Santana
  • Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 10h18
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h19
  • Acessos: 1055

Os estudantes Gabriel Mello Cantini e Tainana Rodrigues de Freitas estarão em São Paulo (Capital) entre os dias 13, 14  e 15 de março, representando o Câmpus Santana do Livramento na 16º FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Desde junho de 2017 os alunos trabalham no projeto, contando com o apoio dos professores Igor da Rocha Barros, Claudia Garrastazu Ribeiro, Vivian Cross Turnes e Gerson dos Santos Nunes.

Inicialmente, o projeto tinha por intuito desenvolver um único dipositivo capaz de controlar o estado (ligado ou desligado) de uma só tomada, o que interferiria no estado de cargas conectadas a ela.

Ao participar da MOSTRAROB, que é uma grande feira desenvolvida em Pelotas, os alunos conseguiram a credencial de participação na MOSTRATEC, que é a maior mostra de ciência da América Latina.

Após o sucesso do primeiro dispositivo, ficou evidente que seria possível o desenvolvimento de um sistema que dispunha das mesmas tecnologias criadas para automatizar residências com um custo baixo

Nas palavras dos alunos:  “Dessa forma, inscrevemos nosso projeto na FEBRACE que acontece nesse momento em SP com tal premissa, pretendendo que nosso sistema seja acessível a grande parte da população e que também seja de fácil instalação na parte elétrica. Durante manhãs, tardes e noites trabalhamos no laboratório 7 no campus, desenvolvendo as placas que são postas na instalação elétrica, a sua programação em linguagem C, um aplicativo para celular capaz de controlar o sistema via bluetooth e também todas as ligações e manutenção de fiações elétricas.”

“Os agradecimentos são a nossa equipe de gestão, que fizeram o possível para garantir nossa presença na FEBRACE e em outras feiras posteriores, aos professores que nos ajudaram sempre que foi necessário, especialmente ao professor Igor, mais conhecido como Xiru, que movimenta e gere diversos trabalhos de grande valor no nosso laboratório. É interessantíssimo poder aprender, desenvolver e apresentar tecnologias criadas no nosso campus. Além disso, servir como inspiração aos novos alunos é algo muito bom, o que deverá intensificar a pesquisa na nossa instituição, o que é algo maravilhoso.” Finalizam.

(Os alunos Gabriel e Tainara, juntamente com o professor Igor durante a MOSTRAROB, 2017)