Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 11h55 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 20h04 | Acessos: 4683
imagem sem descrição.

HISTÓRICO

Em setembro de 2006, foi estabelecida a relação entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Consejo de Educación Tecnico Profesional - Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP-UTU) em reunião realizada na cidade de Montevidéu - Uruguai com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Foi identificada a necessidade do fortalecimento da oferta de educação técnica profissional na região de fronteira. Definiram-se ações de intercâmbio entre o Brasil e o Uruguai objetivando o fortalecimento institucional do CETP-UTU nas áreas de indústria, energia e meio ambiente.

Em junho de 2009, na reunião anual de Alto Nível Brasil-Uruguai para o Desenvolvimento da Região de Fronteira, a partir da avaliação positiva dos projetos de capacitação financiados pela ABC, a SETEC/MEC apresentou proposta de desenvolvimento de projetos de cursos técnicos binacionais fronteiriços pela rede federal, em parceria com outras instituições de ensino.

Em agosto de 2009, com a apresentação de diagnóstico de demanda oferta laboral pelo Observatório Nacional do Mundo do Trabalho da Educação Profissional e Tecnológica - Núcleo Regional de Observação/Sul, definiram-se os cursos binacionais a serem ofertados. Na cidade de Rivera, Controle Ambiental, sob responsabilidade do CETP-UTU, e em Sant'Ana do Livramento, Informática para Internet, sob responsabilidade do IFSul.

Em 2010, começou-se a efetivar a implantação do câmpus Avançado Santana do Livramento. Em janeiro, foram liberadas vagas para realização de concurso e contração dos primeiros oito docentes e dois técnicos-administrativos. Em abril, ocorreu a nomeação do diretor do campus avançado. Em agosto, foi contratado o primeiro professor e em outubro chegaram os demais docentes.

Em 20 de outubro de 2010, foi realizado o Lançamento dos Cursos Técnicos Binacionais, com a assinatura da Ata de Entendimento entre o IFSul e CETP-UTU.


Cursos Técnicos Binacionais

O IFSul - Câmpus Santana do Livramento, em parceria com a Escola Técnica Superior de Rivera, oferta cursos nas modalidades integrado e subsequente. Todos os cursos disponibilizam 32 vagas por turma, sendo destinadas 50% para alunos brasileiros e 50% para alunos uruguaios.

MODALIDADE INTEGRADO:

Eletroeletrônica (IFSul)

Informática para Internet (IFSul)

Sistemas de Energia Renovável (IFSul)

Agrário (UTU)

 

MODALIDADE SUBSEQUENTE

Técnico em Informática para Internet (IFSul)

Técnico em Controle Ambiental (IFSul)

Técnico em Logística (UTU)

Técnico em Florestas (UTU)

Técnico em Sistemas de Energia Renovável (IFSul)

Técnico em Gastronomia (IFSul)

 

MODALIDADE SUPERIOR

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSul)

Mecatrônica Binacional (UTEC)

 

Além destes, também são oferecidos cursos PRONATEC e EAD do Programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Profuncionário. Este último, com financiamento da Rede e-Tec Brasil, oferta, sem custos, para os servidores estaduais e municipais da área de educação do RS, os seguintes cursos técnicos: Curso Técnico em Alimentação Escolar, Curso Técnico em Infraestrutura Escolar, Curso Técnico em Multimeios Didáticos, Curso Técnico em Secretaria Escolar. Os alunos recebem material impresso gratuitamente e contam com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de aprendizagem.


Processo Seletivo

O IFSul é responsável pela seleção dos alunos brasileiros através de processo seletivo semestral, para os cursos na modalidade subsequente, e anualmente para cursos da modalidade integrado. Alunos uruguaios têm seu ingresso regulamentado pela UTU através da Escola Técnica Superior de Rivera.


DIRETOR DO CÂMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
Celso Silva Gonçalves

CHEFE DE ADMINISTRAÇÃO E DE PLANEJAMENTO
Ana Paula Vaz Albano

CHEFE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Miguel Ângelo Pereira Dinis

CHEFE DE GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL

Patricia Soares Khairallah

COORDENADOR DA COORDENADORIA DE ASSUNTOS BINACIONAIS

Everton da Silva Felix

registrado em:
Fim do conteúdo da página