Você está aqui: Página inicial > O que é? > Sobre > Aluna do IFSUL – Santana do Livramento é aceita em programa de verão da Universidade de Yale – EUA

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 08h58 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 13h53 | Acessos: 1057
Luisa Alves Escosteguy, única gaúcha entre os poucos brasileiros selecionados e estudante do 3º ano de Informática para internet, soube no último dia 28 que uma das maiores universidades do mundo a aceitou no programa de verão da instituição. A universidade de Yale é uma das mais renomadas e seletivas universidades do planeta. Com uma taxa de admissão de apenas 6.3%, ela ocupa o posto de 3º melhor universidade americana e 14º melhor do mundo, de acordo com a US News. E essa colocação não é por acaso, a universidade possui inúmeros professores que receberam o prêmio Nobel, Pulitzer, entre outros prêmios. O Yale Young Global Scholars (ou YYGS), no qual a aluna foi aceita, é um programa de verão anual realizado no campus de Yale reunindo estudantes de mais de 100 diferentes nacionalidades e professores renomados em suas áreas. Os selecionados vivem em um dos Residential Colleges (organizações de moradia estudantil semelhantes às Casas em Harry Potter), fazem tours por laboratórios, participam de palestras ministradas por estudantes de Yale, exploram a aconchegante cidade de New Haven e apresentam um projeto de pesquisa denominado Capstone Project ao final das duas semanas.

Roberta Bermudes, Diretora Geral do IFSUL câmpus Santana do Livramento, deixa sua mensagem a aluna: "A Luísa desde que entrou já era IFSUL! Em cada encontro sempre se entregou de corpo e alma a todas as possibilidades que se revelaram no entrelaçar da sua história de vida com a nossa. É comprometida, dedicada, inspiradora e mega corajosa, na qual vislumbra e corre atrás do que quer. Desejo que esses momentos sejam vividos com a garra e gana da família Alves Escosteguy que sempre confiou a formação integral, contribuindo com a família IFSUL! #juntinhosforever

João Miguel Rosa Alves, avô da aluna, complementa a fala da diretora: "Sem amor não se constrói nada!"

Luísa respondeu alguns questionamentos e incentivou a carreira acadêmica dos demais alunos do Instituto, confira:

Como você soube do programa?

Em fevereiro, entrei em um grupo no facebook chamado BSCUE (Brazilian Student Council on Undergraduate Education), e os participantes estavam falando de programas de verão para estudantes de ensino médio, que ocorriam nas melhores universidades do mundo. O interesse foi instantâneo, e depois de pesquisar pelos programas de Harvard, MIT, Stanford e Yale, o último me conquistou.

Qual sessão você escolheu e o que te motivou a tal escolha?

Minha primeira opção, e também na que fui aceita, foi Applied Science & Engineering.
Quem me conhece sabe que desde pequena sou apaixonada pela área. Mas isso se intensificou quando no meu primeiro ano no IFSul, por meio da professora Marcela e o professor Alfredo, conheci as olimpíadas científicas. Resolver os problemas da olimpíada de física, matemática e informática viraram passatempo e me levaram a querer conhecer muito mais sobre essas matérias. Em 2015, veio minha primeira medalha: bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e com ela, uma vontade imensa de seguir aprendendo.

O que você diria aos demais alunos? Qual é o conselho para quem deseja participar de algum programa semelhante?

Primeiro pesquise e defina seus objetivos. Mas enquanto isso, é fundamental focar no inglês, já que todas as aulas são ministradas na lingua, e no caso do YYGS, você não só participará de palestras e seminários como também terá que desenvolver um projeto. A segunda dica é participar de atividades extracurriculares sempre que possível. Além de proporcionar um crescimento enorme, é essencial para ser aprovado no processo, já que você terá que enviar uma lista com as atividades desenvolvidas e explicar seu papel em cada uma delas. Além disso, no application, há uma parte que você deve enviar suas conquistas: medalhas e prêmios seja em esportes como em competições científicas, são super bem-vindas. Mas é importante lembrar que de nada adianta você fazer coisas que não gosta só para ficar bem no application, faça aquilo que te faz feliz que é sucesso. E por último e não menos importante: estude bastante e tire notas boas, um GPA (Coeficiente de rendimento acadêmico) alto é muito importante. Lembrando que eles avaliam suas notas desde o primeiro ano.

Qual foi a participação do IFSUL nessa conquista? De quais projetos você participou junto a Instituição? Como você acha que o instituto federal possa contribuir na vida acadêmica dos estudantes?

Uma coisa é certa: se eu não estudasse no IFSul nunca teria recebido o tão esperado "congratulations". Desde 2015, ano que ingressei na instituição, notei que aqui eu estaria recebendo uma educação diferenciada. Só tenho a agradecer aos professores, que por sinal são excelentes e estão sempre nos apoiando e incentivando, o que para um aluno faz muita diferença.
No IFSul, nos somos encorajados a participar de projetos, monitorias, palestras e atendimentos o que complementa muito nossa formação acadêmica. Uma das atividades que dei mais ênfase no processo de admissão, realizei no decorrer do ano passado: fui monitora voluntária de lógica e algoritmos e laboratório de programação, o que serviu de inspiração para um dos essays.

A comunidade IFSUL parabeniza a conquista da aluna e deseja que ela desfrute de todo o conhecimento e experiência que essa oportunidade lhe trará. Abaixo podemos ver a estudante com alguns dos professores que foram essenciais nessa jornada: Marcela, Alfredo, Everton e Vera; com seus colegas e a diretora do Instituto Federal que deram o suporte diário e claro, com a sua família, base para o sucesso!