Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formatura do curso de Atendimento e Vendas - IFSul/SME

Formatura do curso de Atendimento e Vendas - IFSul/SME

No último dia 16 de abril, no auditório da Unipampa, foram formados pelo IFSul 53 estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas Municipais Célia Irulegui, Dr. Abreu Fialho, Professor Dias e Saldanha Marinho no curso de “Atendimento e Vendas” do IFSul Campus Santana do Livramento.

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 11h58
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 12h04

No dia 16 de abril, no auditório da Unipampa, ocorreu a formatura de 53 estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas Municipais Célia Irulegui, Dr. Abreu Fialho, Professor Dias e Saldanha Marinho. Eles concluíram o curso de "Atendimento e Vendas" oferecido pelo IFSul Campus Santana do Livramento.

Esse curso somente pode acontecer graças a uma Emenda Parlamentar destinada pela Deputada Federal Maria do Rosário, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Com esse montante foi possível financiar esse curso e os próximos. Impossibilitada de comparecer à solenidade, a Deputada enviou um vídeo com uma mensagem dirigida aos formandos, familiares e comunidade em geral.

A mesa da formatura foi composta pela Pró-reitora Gisela Loureiro Duarte, representante do Reitor do IFSul; Celso da Silva Gonçalves, diretor do campus local do IFSul; Elisângela de Almeida Duarte, Secretária Municipal de Educação; Deomar Villagra Neto, Coordenador Geral dos Cursos EJA/FIC (Educação de Jovens e Adultos/ Formação Inicial de Continuada do IFSUL); Giovana Cantareli, coordenadora local do curso pela SME; Eliézer dos Santos Oliveira, coordenador local do curso pelo IFSul.

Foi Paraninfa da turma a Professora Raísa Monique da Silva Fagundez, que ministra a disciplina de Marketing; a aluna Juliana Gabrielli Schittler Krub foi a oradora da turma; e a estudante Evelyn Dandara Duarte foi a juramentista. Os alunos de cada escola escolheram os seus homenageados, sendo eles: Gerson Trujillo pela Escola Saldanha Marinho; Marcelo Trevisan (in memoria) pela Escola Dr. Abreu Fialho, Leila Machado Boaventura pela Escola Professor Dias e Lizandra Pereira Coelho pela Célia Irulegui.

O evento contou com a presença de um grande público composto por amigos e familiares dos formandos. Entre esses o Vice-prefeito Municipal Evandro Gutebier, Prefeito em Exercício;  o Professor do IFSul Adriano Tust Rodrigues, coordenador pedagógico-administrativo do Projeto; e ainda professores, diretores e funcionários das escolas municipais parceiras.

A cerimônia foi conduzida pelo Professor do IFSul Lucas Felipe Santos de Azeredo, Chefe de Gabinete do Campus Santana do Livramento e foi oficialmente fotografada pela estagiária do campus Luciele Marques, estagiária do IFSul.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

* O projeto é coordenado pela FAIFSul (Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao IFSul) que têm a tarefa de articular os diversos agentes que compõem o acordo inter-institucional (IFSul, Campus local, SME, Escolas Parceiras: Célia Irulegui, Dr. Abreu Fialho, Professor Dias e Saldanha Marinho) e também de pagar as bolsas dos coordenadores e professores do curso.

* O Curso de atendimento e Vendas foi ofertado de modo anual em 2022 e de forma semestral em 2023/01 e 2023/02.

* Os formandos estudavam 4 dias da semana nas suas escolas de EJA e uma vez por semana no IFSul, onde cursavam 4 disciplinas: Marketing, Relacionamento Humano, Informática e Práticas de Matemática Financeira.

* Nessa turma ocorreu uma inovação que vem servindo de modelo para outros lugares onde ocorrem cursos semelhantes. Professores, Diretores e Funcionários das escolas se inscreveram no curso como alunos, tornando-se assim colegas de seus estudantes. Essa inovação trouxe mais motivação e elevou a auto-estima dos alunos , sendo uma das causas de diminuição da evasão e aumento significativo do êxito.

* No primeiro semestre de 2024 está sendo ofertado o curso de “Promotor de Vendas”, que será novamente ofertado no segundo semestre deste ano. Também nessa turma há professores, funcionários e diretores matriculados.

* Os formandos pertenciam à terceira turma de “Atendimento e Vendas”, formada pela parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

* Cabe à Secretaria Municipal de Educação oferecer o transporte escolar para os estudantes e, por meio das merendeiras das escolas parceiras, garantir o lanche dos alunos do curso.

* O campus local do IFSul participa com a sua estrutura física e recursos humanos, garantindo aos matriculados no curso as mesmas condições de todo e qualquer aluno do IFSul – Câmpus Santana do Livramento. Localmente

* O Projeto possui dois coordenadores locais, um do IFSul, Professor Eliézer dos Santos Oliveira; e uma coordenadora por parte da SME, Professora Giovana Cantareli.

* Os interessados em fazer o curso procurem as escolas de EJA do Município ou encaminhe e-mail para o coordenador pelo IFSul: eliezeroliveira@ifsul.edu.br