Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Avanços das tratativas na cedência do centro de visitação da Eletrosul para o Instituto Federal Sul Riograndense, em Santana do Livramento.

• Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 08h49
  • Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 08h50

No dia 24 corrente mês, o Reitor do Ifsul, Flávio Nunes, o Diretor Geral do Campus Santana do Livramento, Celso Gonçalves e o professor Francilon Simões, Coordenador do Curso de Sistemas de Energia Renovável do campus Santana do Livramento, estiveram presentes na sede de ELETROSUL, em Gravataí.

O encontro, teve por objetivo a consolidação de um Plano de Utilização do Centro de Visitações do Parque Eólico Cerro Chato, pela comunidade do  IFSul.

Levando em consideração que o IFSul é norteado pelo tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, a utilização do espaço do centro de Visitações do Parque Eólico, virá para potencializar todas essas práticas, oferecendo diretamente inúmeros benefícios aos nossos estudantes, e possibilitando oferecer um retorno para a população e para empresas alocadas no Parque Eólico.

No âmbito do Ensino, o espaço cedido contribuiria de forma sem igual para a realização de aulas práticas de diversas disciplinas do curso de Sistemas de Energia Renovável . Assim, enriquecendo as atividades práticas com o aproveitamento dos equipamentos já adquiridos pelo centro de visitação e em contrapartida os estudantes nas aulas práticas supervisionados pelos docentes do campus.

No âmbito da extensão, a presença do IFsul dentro do Parque Eólico facilita a aproximação da nossa Instituição com a comunidade inserida no Parque Eólico, possibilitando a nossa Instituição conhecer a realidade local e assim oferecer parcerias para atividades extensionistas voltadas a auxiliar a ELTETROSUL, as Empresas Prestadoras de Serviços Inseridas no Parque Eólico e as famílias que habitam a região.

No âmbito da pesquisa, o espaço servirá como base para a realização de diversos projetos de pesquisa na área de Sistemas de Energia Renovável , envolvendo pesquisas na área de Energia Eólica, Energia Solar e Biomassa.

No Centro de Visitações, o Campus Santana do Livramento criará um Laboratório de Pesquisas Energéticas. A cedência do espaço dentro do Centro de Visitações, será um marco na parceria entre as duas instituições, passando o IFSul a ocupar amplamente o local.

O acordo de cedimento está em análise pelo departamento Jurídico do IFSul e em um curto prazo possibilitará a assinatura definitiva.