Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do campus Santana do Livramento participam da Mostra de Produção do IFSul

• Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 08h43
  • Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 08h28

De 30 de outubro a 1 de novembro, o câmpus Passo Fundo sediou a Mostra de Produção do IFSul 2018,  o evento foi promovido conjuntamente pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP), pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN).

A Mostra é um espaço aberto a estudantes, docentes e técnico-administrativos do IFSul para troca de experiências por meio de sessão de pôsteres, apresentações orais, minicursos, mesas redondas, seminários e atividades culturais. O evento abarcou também a 11ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), a 7ª Mostra de Extensão e Cultura, o 4º Encontro de Cultura e a 2ª Mostra de Projetos de Ensino do IFSul.

Os alunos Nahuel Gonzalez, Esteban Carvalho e Lucas Andrey  do curso de Eletroeletrônica e Diego Rodriguez do curso de Sistemas de Energia Renovável, representaram o campus Santana do Livramento e foram classificados para participar de Mostra de Produção em Concórdia (SC).

Nahuel e Diego apresentaram o projeto “Clube de Robótica sem Fronteiras”  que é coordenado pelo professor Igor da Rocha. O projeto tem a intenção de ser o primeiro contato do IFSul com os alunos dos últimos anos das escolas públicas de nível fundamental da região da fronteira, disseminando conceitos e aplicações de robótica através da utilização de kits LEGO. Os alunos receberam o Prêmio Destaque na categoria Tecnologia e Produçao.

Conforme comenta Nahuel “Que hermoso es ver los resultados de todo el esfuerzo que le aplicas a lo que deberás te gusta, enseñandole la robotica muchas personas. Muchas gracias a todos por hacer que mi meta este cada vez mas cerca”

Já alunos Esteban Carvalho e Lucas Andrey apresentaram o projeto “Clube de Eletrônica sem fronteiras, também coordenado pelo professor Igor da Rocha. O projeto tem foco na aplicação de experiências e brincadeiras com eletroeletrônica como estratégia de inclusão de jovens entre 15 e 20 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) oficinas de eletrônica são modelos de ensino em que o aluno é atuante e o professor e os monitores são apenas os orientadores da aprendizagem, coordenando as atividades e o desempenho de cada estudante.

O projeto se faz inovador uma vez que, neste, oficinas de eletrônica e a eletricidade mesclam artesanato e arte, e os participantes oriundos das duas instituições sociais podem aplicar sua criatividade em um laboratório do nosso Campus, com equipamentos e recursos que possibilitam executar as mais variadas experiências.

(Diego e Nahuel recebendo a premiação)

(Lucas e Esteban recebendo a premiação)