Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inauguração do Instituto Regional Norte (ITR) e assinatura do anexo que permite a abertura dos Cursos Superiores Binacionais

No dia 26 de Novembro, foi inaugurado Universidad Tecnologia de Uruguay (UTEC) Instituto Regional Norte (ITR), na oportunidade também ocorreu a assinatura do anexo ao protocolo de intenção entre a Universidade Tenológica Del Uruguay (UTEC), Consejo de Educación Técnico Profissional (UTU) e o Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul).

• Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 11h37
  • Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 11h53

O evento contou com a presença do Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, a Vice Presidente do Uruguai, Lúcia Topolansky, o Intendente departamental de Rivera, Marne Osorio e os Conselheiros da Utec, Graciela do Mato, Pablo Chilibroste, Rodolfo Silveira e a Reitora da UTU, Nilza Peres. Representando o IFsul, estiveram presentes o Reitor, Flávio Luis Barbosa Nunes, a  Vice Reitora, Adriane Maria Delgado Menezes, O Diretor de Assuntos Internacionais da Reitoria, César Nogueira, o Diretor Geral do campus Santana do Livramento, Celso Silva Gonçalves e o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Miguel Ângelo Pereira Dinis e o Coordenador de Extensão Éverton Félix e representando o IFSul Campus Charqueadas, estavam presentes o Diretor Geral, Jeferson Fernando de Souza Wolf e o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Glederson  Lessa dos Santos.

A assinatura do anexo permite a abertura dos cursos superiores Binacionais de Mecatrônica (UTEC) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSul). Estes cursos já tem previsão de início no primeiro semestre de 2019, de modo que os brasileiros ingressam pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e os uruguaios com inscrições através do site da UTEC.

Conforme afirma o Diretor Geral do Ifsul Câmpus Santana do Livramento, Celso Gonçalves: “ Este é um marco histórico muito importante para o desenvolvimento de nosso câmpus. Foi muito tempo de trabalho, muitas pessoas envolvidas e a certeza de que que precisamos seguir em frente na oferta de carreiras binacionais que contribuam para o desenvolvimento do ensino na fronteira.”

O Intendente de Rivera, Marne Osório, destacou que o processo de realização da obra vem ocorrendo desde 2012 e sem dúvidas é um processo de desenvolvimento para a qualidade do Ensino Superior em Rivera, fortalecendo toda a região.
O conselheiro Pablo Chilibroste agradeceu a participação das Instituições que fizeram parte deste grande empreendimento e o caráter binacional das ofertas de algumas carreiras pela UTEC e IFSul.