Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Campus Santana do Livramento é destaque em Olimpíadas de Matemática

Aluna do Campus Santana do Livramento é destaque em Olimpíadas de Matemática

• Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 10h11
  • Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 10h23

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras e tem por objetivo estimular o aprendizado da matemática, a Obmep é realizada todos os anos pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Além de incentivar o estudo do assunto, a olimpíada vem revelando talentos: um deles é a aluna Luisa Escosteguy, aluna do 4º ano de curso de Informática para Internet.

Depois de realizar com sucesso a primeira fase da olimpíada deste ano, onde 5% dos alunos são aprovados para a segunda fase, Luisa enfrentou seis questões dissertativas da segunda etapa.

Luisa ressalta a importância da e ajuda e ensinamentos repassados pelas  professoras Vera Fonseca e Renata Magarinus durante estes 2 anos que vem se preparando para as competições de matemática.  “O preparo que tive aqui no campus foi fundamental para alcançar esse resultado, só tenho a agradecer às professoras Renata e Vera”

No ano passado, Luisa garantiu medalha de bronze na prova da Obmep e assim teve a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que é um programa que tem por intuito propiciar que o aluno premiado em cada edição da Obmep entre em contato com interessantes questões no ramo da Matemática.  Ela participa também do Programa Mentores, que busca oferecer ao aluno do PIC com alta multiplicidade a oportunidade de estudar assuntos avançados em diversas áreas, Luísa aproveitou para expandir os conhecimentos em cálculo e álgebra linear sob a orientação da professora Renata.

Neste ano, ela recebeu a Medalha de Prata na OBMEP, ficando em 11º lugar na classificação estadual (RS) no nível 3 e entre os 300 melhores classificados do Brasil. Assim, foi convidada para realizar a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que é uma competição para os Estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário que seleciona estudantes que representarão o Brasil em competições Internacionais.

Diante do desempenho nas Olimpíadas Científicas, Luisa conta que foi convidada para realizar o vestibular da Fundação Getulio Vargas (FGV- RJ) que através do seu Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC), oferece bolsas a alunos de escolas públicas, medalhistas da OBMEP, para cursar graduação em Matemática Aplicada, Economia, Administração, Direito ou Ciências Sociais.

Luisa também ressalta que: “Caso aprovada eu teria isenção de pagamento de taxas escolares e uma bolsa de manutenção, eu passei para Matemática Aplicada. O convite foi feito no âmbito do Projeto do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências - CDMC, da FGV. Também pretendo aplicar para algumas Universidades dos Estados Unidos e o resultado só sai final de março.”

Alunos do Campus Santana do Livramento que receberam menção honrosa:

ARTHUR VIEGAS EGUIA

AUGUSTO BASIO DE SOUZA

DANIELLE CARDOSO DORNELLES

DIEGO RODRIGUES OJEDA BALCEMÃO

DIONATAN EDUARDO CORREA RODRIGUES

ENZO GABRIEL DA FONTOURA OLIVEIRA

LUCAS LEAL PERES

MELISSA ROSADILLA PAIXAO COELHO

PAULO ROBERTO PICHINA JUNIOR

THIAGO MATHEUS RIPPOLITI

(Luisa com as professoras Vera, Renata e alguns alunos que receberam Menção Honrosa)