Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > INTEGRAR SABERES NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

INTEGRAR SABERES NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO

Com o objetivo de concretizar o Ensino Médio Integrado e criar caminhos de superação da fragmentação do conhecimento, o IFSul - Câmpus de Santana do Livramento – desenvolveu o Projeto de Ensino “Integração de saberes: coisa de outro mundo”. 

  • Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 14h24
  • Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 14h24

O Projeto-Gincana lançou para as equipes o desafio de encontrarem uma maneira de plantar Mangostão num outro Planeta do Sistema Solar excetuando a Terra e Marte. 

A busca pela solução do problema despertou nos estudantes o espírito científico com tudo aquilo que lhe é próprio: curiosidade, estudo, pesquisa, estabelecimento de relações complexas, criatividade, trabalho em equipe, pró-atividade, pensamento crítico, interdisciplinaridade, originalidade e habilidades afins. 

As equipes passaram por três fases de preparação do trabalho. Em cada uma delas passaram por uma banca interdisciplinar, formada por Professores e Técnicos Administrativos em Educação. A banca avaliava e problematizava os resultados parciais da pesquisa a fim de melhor qualifica-la. Após cada uma das bancas o grupo retornava ao trabalho com um conjunto de novos problemas a serem resolvidos. 

A primeira fase consistiu nos estudos sobre o Mangostão e o Planeta escolhido. A segunda se debruçou sobre as estratégias para cultivar Mangostão no Planeta escolhido. E a terceira se dedicou à aplicação destas estratégias num projeto minuciosamente delineado. 

Terminada as etapas preparatórias ocorreu o dia da apresentação dos resultados finais.  No dia 16 de dezembro de 2019, das 19 h até às 23 horas, no Auditório do Campus as três equipes puderam detalhar todo o seu percurso e a solução encontrada. Para tanto fizeram uso da palavra, de maquetes, slides, vídeos e até mesmo figurino especial. 

Nesta oportunidade houve um coquetel para o público presente, inclusive com degustação do Mangostão. Também ocorreu uma serie de apresentações musicais protagonizadas pelos alunos do Campus. A presença de familiares, servidores do IFSul, colegas de aula e avaliadores provenientes de diversas entidades que compõem a comunidade fronteiriça valorizou ainda mais os trabalhos dos alunos. O nível das apresentações foi tão profundo que um dos jurados confessou ter se esquecido de que os grupos eram formados por alunos secundaristas visto que o nível das apresentações não perdia em nada para um evento do Ensino Superior. 

A premiação dos grupos ficou assim estabelecida pelos avaliadores: Primeiro Lugar: Los Mangostones; Segundo Lugar: Abre o Freezer; Terceiro Lugar: Os Mangostosos. As equipes receberam medalhas relativas a sua colocação; prêmios doados pela Receita Federal; livros doados pela Livraria Marco Zero (de Sant’Ana do Livramento) e pela Associação Abrelabios (de Rivera); além de muitos, novos, variados e integrados conhecimentos. 

Os avaliadores ficaram encantados com o projeto. Admiraram-se de quanto o conhecimento pode ser fascinante, agregador e dinamizador; ficaram maravilhados com a seriedade metodológica-científica dos alunos, bem como com o senso de responsabilidade ética perante a ciência; disseram-se surpreendidos com a capacidade criativa, inventiva, imaginativa, pensante, crítica, comunicativa, curiosa, inovadora, de domínio tecnológico dos jovens pesquisadores; dentre muitos outros elogios.

Todas as mensagens, bem como as fotos do evento, podem ser encontradas na página do facebook no link  https://www.facebook.com/CoisaDeOutroMundoIFSul. 

Para concluir: Uma citação da avaliação feita por Alcedir Drum dos Santos (Emater): “Por vários momentos senti a sensação de estar acompanhando a execução dos respectivos projetos, como se fosse um habitante dos desconhecidos planetas. Grande e profunda seriedade dada pelas equipes. Marcante o resultado final dos trabalhos. A imaginação é uma coisa séria e sem limites.”


registrado em:
Fim do conteúdo da página