Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VESTIBULAR DE VERÃO IFSUL - 2021

VESTIBULAR DE VERÃO IFSUL - 2021

Aberto processo seletivo para cursos técnicos integrados e subsequentes e cursos de graduação do instituto.

• Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 11h02
  • Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 11h04

As vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes e cursos de graduação do instituto e serão ofertadas dentro de processo seletivo extraordinário.

Para os cursos técnicos, a seleção para provimento das vagas será por sorteio. Já para os cursos superiores, o processo seletivo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2018 e 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cursos técnicos

Para os cursos técnicos, a seleção para provimento das vagas será por sorteio, a ser realizado no dia 28 de janeiro, através do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus do instituto.

Forma integrada - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Forma subsequente - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Cursos superiores

Para os cursos superiores, o processo seletivo utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2018 e 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição o ano da edição do Enem que deseja utilizar. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus.

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam o Ensino Médio completo. A divulgação dos resultados desta seleção será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo, sendo a homologação das inscrições realizadas prevista para publicação a partir do dia 22 de janeiro, e o resultado a partir do dia 9 de fevereiro.

Sistemas de ingresso - Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

As inscrições para a seleção são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro.

OBS.: Os outros cursos da modalidade integrado serão divulgados/ofertados futuramente, por conta do atraso do calendário acadêmico do IFSul, devido à pandemia da COVID-19.

Para acessar o edital com as informações completas, clique aqui.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO

De acordo com o pró-reitor de ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, os alunos aprovados serão matriculados em cursos que estão com atividades pedagógicas não presenciais até que as condições de saúde permitam o retorno de forma presencial.
O gestor ressalta ainda que o IFSul está estudando os casos de alunos que não tiverem condições de apresentar a documentação comprobatória no ato da matrícula online em virtude da pandemia.