Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa da pesquisa binacional sobre a covid na Fronteira

IFSul participa da pesquisa binacional sobre a covid na Fronteira

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 08h45
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 08h45

No último dia 2 de outubro ocorreu a solenidade de doação dos Testes Diagnósticos do tipo Elisa do Ministerio de la Salud Publica del Uruguay para a pesquisa sobre a sub-notificação da covid na Fronteira. A cerimônia ocorreu no auditório da Unipampa com público reduzido e respeitando os protocolos sanitários, além disto, contou com a participação de algumas pessoas de forma remota, para com isso evitar qualquer tipo de aglomeração.

Nesta solenidade a Departamental de Salud de Rivera, em nome do Minsterio de la Salud Publica del Uruguai entregou os kits para a Msc Thais Osório, coordenadora da pesquisa, para que a testagem das amostras seja feita no Laboratório da Unipampa, na cidade de São Gabriel. O cerimonial começou com a formação da mesa de trabalhos constituída pela coordenadora da pesquisa pelo lado brasileiro Thaís Moreira Osório; o pró-reitor de pesquisa da Unipampa Dr. Fábio Gallas Leivas; e pelos dois representantes da Departamental de Salud de Rivera, Dr. Carlos Sarries e Dra. María Damini.
Após a execução dos hinos de ambos os países, foi feita a leitura da lista das autoridades presentes e, ainda, a série de discursos dos representantes das diferentes instituições que fizeram parte da pesquisa. O IFSul foi representado pelo seu Magnífico Reitor, Flávio Nunes, que ressaltou a importância deste tipo de pesquisa e integração inter-institucional binacional, parabenizando os envolvidos.
Após as falas os kits foram oficialmente entregues e a coordenadora da Pesquisa do lado brasileiro Thais Moreira Osório, em nome da coordenação da pesquisa, agradeceu a doação dos kits e o trabalho de todos que estão participando da pesquisa.
Por fim, a cerimônia foi encerrada com o agradecimento aos presentes, à cobertura da imprensa, às interpretes de libras do IFSul e à comunidade em geral. Todos foram convidados a assinarem a ata que registrou formalmente o ato solene.
Entendendo um pouco mais sobre a pesquisa.....
Trata-se de uma pesquisa binacional que pretende diagnosticar a subnotificação da covid nas cidades de Rivera e Sant’ana do Livramento, bem como identificar os principais impactos sócio-psíquico-econômicos da pandemia nestas duas cidades co-urbanadas e, por fim, relacionar os dados obtidos de um lado e de outro da Fronteira.
Do lado uruguaio participam o Ministerio de la Salud Publica, UTEC, UDELAR, Institut Pasteur de Montevideo, Departalmental de Salud de Rivera, e outros grupos que colaboraram com a pesquisa; Do lado brasileiro a pesquisa foi coordenada pelo IFSul, Unipampa e Uergs e contou com a fundamental participação de outros tantos agentes, tais como: Secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento, Faculdades Anhanguera, Escola Exattus, 23º Núcleo do Cpers/Sindicato; Conselho Municipal de Saúde, Laboratório Fronteira, Laboratório Dr. Pio, Receita Federal, dentre outros tantos voluntários independentes.
O Ministerio de Salud Publica del Uruguay, juntamente com o Institut Pasteur, doou para Rivera e Sant’Ana do Livramento os testes que serão utilizados nas amostras de sangue a fim de identificar a subnotificação da covid. Esse gesto é o marco de um longo processo construído pelos pesquisadores brasileiros e uruguaios que projetaram e estão executando essa pesquisa. A doação dos kits expressa um importante passo na consolidação da integração regional destes dois países membros do Mercosul. Nos membros da pesquisa há a certeza de que o pioneirismo desta pesquisa não é um ponto de chegada, mas sim, um ponto de partida capaz de abrir novas portas, originando futuros e variados projetos.