Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de PROEJA em “Atendimento e Vendas” recebe visita do MEC

Curso de PROEJA em “Atendimento e Vendas” recebe visita do MEC

No último dia 19 de março o curso PROEJA em “Atendimento e Vendas” recebeu a visita da Pedagoga Raphaella Rosinha Cantarino, representante do Ministério da Educação e Cultura do Brasil, que atua na Secretaria de Educação Básica, em Brasília, coordenando as políticas públicas voltadas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

• Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 08h52
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 16h39

Acompanhada dos professores Deomar Neto e Jaqueline Koschie, membros da Coordenação Geral dos cursos de PROEJA do referido Instituto, Raphaella visitou o campus Santana do Livramento do IFSul. Eles tiveram a oportunidade de conversar com os coordenadores do curso, Professor Eliézer dos Santos Oliveira (IFSul) e Giovana Cantareli (SME); com alguns órgãos da imprensa local; com as representações docentes e diretivas das entidades educativas parceiras: Campus Santana do Livramento do IFSul e as Escolas Municipais: Abreu Fialho, Professor Dias e Saldanha Marinho; e, ainda, com as representações discentes e docentes do PROEJA.

A Professora Representante do MEC ouviu o testemunho dos estudantes acerca da importância do curso para as suas vidas; bem como as professoras das escolas municipais relatarem sobre o enorme impulso que o PROEJA ocasionou na busca pela Educação de Jovens e Adultos em suas referidas escolas. O Professor Eliézer fez uma exposição oral acompanhada por slides sobre as especificidades da zona fronteiriça e reconstituiu o histórico do curso, desde as consultas públicas até a aula desenvolvida no dia anterior à reunião, destacando os principais elementos do Projeto Pedagógico do Curso.

Em suas falas, a professora Raphaella Cantarino destacou a importância destas visitas às localidades onde o projeto de fato acontece. Antes de escolher Sant’Ana do Livramento ela teve a oportunidade de conhecer, por meio de uma live, os 18 cursos de Proeja que o IFSul está atualmente desenvolvendo. Depois de ouvir os relatos dos 18 coordenadores, Raphaella tomou a decisão de visitar o curso de “Atendimento e Vendas” de Sant’Ana do Livramento.

A sua escolha foi motivada pela percepção de que esse curso havia encontrado uma boa forma de colocar o programa em prática e ela gostaria de descobrir in loco “a fórmula do sucesso”. Chamou-lhe a atenção a parceria entre as entidades participantes, o fato do curso ter preenchido a totalidade das vagas disponíveis (chegando ao ponto de ter lista de espera), e também, porque a escolha do curso em “Atendimento e Vendas” lhe parecera muito acertada para uma região caracterizada pelo “Turismo Comercial”.

Após dialogar com os participantes, a representante do MEC afirmou que volta para Brasília com uma visão muito positiva do curso. Raphaella destacou a importância de se levar a sério as consultas à comunidade, algo que explica em boa parte o sucesso do curso para essa região. E, por fim, se comprometeu em tentar resolver as demandas apresentadas, sobretudo buscar formas de facilitar e promover oportunidades de estágios para os alunos de Proeja, dentre outras.