Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul desenvolve, em parceria com o GPHSC-IFMT, ações de combate e prevenção ao bullying

Atividades de pesquisa e conscientização sobre estratégias de prevenção e combate ao bullying são promovidas no IFSul - Câmpus Santana do Livramento

• Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h34
  • Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 15h20

Na última quarta-feira (16), o Grupo de Pesquisa em Humanidade e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Mato Grosso (GPHSC-IFMT) promoveu, em parceria com o IFSul - Câmpus Santana do Livramento, a expansão de atividades de pesquisa sobre estratégias de prevenção e combate ao bullying e a divulgação do aplicativo "Viva feliz: Bullying não".

O objetivo da visita foi de apresentar estratégias de cooperação mútua entre os Campi, através da aplicação de questionários para os estudantes com o propósito de gerar um diagnóstico e compreensão do bullying no ambiente escolar, e a conscientização dos professores para com o tema, promovendo um momento formativo com os servidores. A pesquisa: “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos”, foi apresentada aos alunos juntamente à uma palestra e uma roda de conversa sobre o tema.

A participação das/dos estudantes permitiu observar melhor a realidade no âmbito do IFSul, a fim de que sejam promovidas novas ações com vistas à construção de um programa institucional de prevenção e combate ao bullying, como previsto na legislação brasileira, tornando o instituto um ambiente ainda mais inclusivo.

Ministrada pela profa. Raquel Martins Fernandes, a palestra mostrou dados e noções sobre o tema tão importante. Raquel é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista e atualmente está em cooperação técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, desempenhando suas atividades no Departamento de Educação Inclusiva e no câmpus Pelotas.

Com base na coleta feita pela palestrante, será possível construir propostas de ações que combatam o bullying no ambiente escolar das instituições parceiras. Nas palavras da palestrante, profa. Raquel, "a equipe nos recebeu muito bem e os alunos participaram ativamente da pesquisa, inclusive se envolveram em uma roda de conversa e deram sugestões de como elaborar vídeos que trabalhem prevenção e combate ao bulliyng. Também tivemos um momento de formação com os servidores , onde discutimos os resultados da pesquisa, apresentamos a legislação sobre o bulliyng e pensamos propostas para a construção de um programa de combate com as características da região. Foi um momento muito gratificante."

O projeto também contém a disponibilização de um aplicativo de celular que cuida de casos relacionados ao bullying, apresentando artigos, vídeos, aconselhamento psicológico e muito mais, bem como um e-book que reúne uma coletânea de artigos de seus pesquisadores sobre a temática Bullying e Violação de Direitos Humanos.

Para acessar o aplicativo de celular "Viva feliz: Bullying não", acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vivafeliz.bullyingnao&hl=en&gl=US&pli=1

Para acessar o e-book "Bullying: Caminhos Para o Combate - Volume 1", acesse https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/bullying-caminhos-para-o-combate

Para acessar o e-book "Bullying: Caminhos Para o Combate - Volume 2", acesse https://www.edufmt.com.br/product-page/bulying-caminhos-para-o-combate